17 de novembro de 2009

Reinicie o Windows sem reiniciar o PC

Hoje em dia, reiniciar um PC pode demorar cerca de 1 minuto e meio, por vezes até mais, tanto no Vista como no XP.

E quantas vezes não é pedido ao utilizador para reiniciar o Windows após a instalação de software, ou mesmo após a actualização do Windows? O ponto fulcral deste artigo está ai mesmo, o reiniciar do Windows e não o reiniciar do PC.

Na maioria das vezes não é necessário reiniciar o PC (BIOS), somente o reinicio do Windows é suficiente, reinicio este que é chamado de reinicio a frio (cold reboot) mas por defeito o Windows faz sempre o reinicio ao PC que é chamado de reinicio a quente (Warm reboot).

Portanto quando pretender reiniciar somente o Windows sem ter que reiniciar a máquina completamente tem que seguir os seguintes passos, dependendo do sistema operativo.

Windows XP
Menu Iniciar > Encerrar > Deixe precionado a tecla Shift enquanto selecciona Reiniciar.

Windows Vista
Menu Iniciar > navegue até à seta que fará aparecer as opções de encerramento > deixe precionado a tecla Shift enquanto selecciona Reiniciar.

Um comentário:

Daniel Souza Moreno disse...

Informação muito útil mesmo !!!

Chega de ficar perdendo tempo com o desliga e religa do PC toda vez que é pedido pra reiniciar (que pelo que faz devia mesmo é se chamar Religar).

Eu já conhecia um comando bem parecido com esse que serve pra Hibernar (mantendo Shift pressionado antes de clicar em Desligar), mas esse com certeza pra mim é novidade.

Parabéns pela explicação sobre Cold e Warm Reboot que também está muito esclarecedora.

voltar para o topo