Se você já teve seu servidor desligado por queda de energia, problemas quaisquer ou fez por qualquer motivo uma reiniciada forçada (pelo painel do gerenciamento da hospedagem, por exemplo, sem chamar o reboot no SSH), já deve ter percebido que o MySQL é muito frágil – fácil de apresentar erros em tabelas. Algumas vezes os CMS até funcionam, mas uma ou outra coisa parece estranha ou “trava”. Depois da reiniciada dá-lhe uma ida no console, e rodar comandos do MySQL, achar o erro, reparar, otimizar… Nessas horas um único comando facilita, né? É só guardar:
mysqlcheck -u root -p –auto-repair –check –optimize –all-databases
Ele vai checar e reparar automaticamente TODAS as tabelas, sem que você precise ficar procurando qual teve problemas. E ainda otimiza elas (com o –optimize). Uma mão na roda e tanto para administradores. Não é tão difícil decorar (auto-repair, check, optimize, all-databases), mas vale a pena guardar em local seguro, pode ser num txt dentro da pasta do root no servidor, como eu faço.
Uma coisa boa é fechar o Apache (ou o servidor que for) ao dar o comando, e quando terminar, iniciar o servidor web novamente. Assim a reparação é feita muito mais rapidamente, já que não terá requisições para atender nem ficar esperando.
Em alguns sistemas, podem ser requeridos login e senha, segue então a formatação:
mysqlcheck -o –all-databases –user=<> –password=<>
mysqlcheck -F -r -v –all-databases –user=<> –password=<>
Nenhum comentário:
Postar um comentário