2 de março de 2007

Programação : Delphi for PHP

Confesso que essa notícia me abalou. Explico: Comecei a programar, em meados dos anos 80, em BASIC, no bom e velho TK-85. Com o surgimento dos PCs e meu interesse por banco de dados, passei a me dedicar à linguagem xBase, inicialmente no DBase III Plus e depois no Clipper e, com a chegada do Windows, no Visual Fox Pro.

Em um determinado momento senti necessidade de migrar para uma linguagem mais, digamos, "moderna" e, como já conhecia Pascal, acabei por abraçar o Object Pascal e o Delphi.

Vivi por 10 anos um "casamento perfeito" com o Delphi, que me acompanhou até fim de 2005 onde, além do contínuo desenvolvimento específico ligado as minhas atividades profissionais, praticamente todas as ferramentas que utilizei na minha tese de Ph.D. foram desenvolvidas neste ambiente. Hoje confesso-me um "adúltero" pois já no início do século namorava às escondidas com o PHP. Entretanto, nunca houve um "divórcio" formal com o Delphi e o ambiente e a linguagem em si me deixaram muitas saudades pois fazem cerca de dois anos que não tenho o Delphi instalado na minha máquina e me dedico a criar uma coisa aqui e outra ali em PHP, basicamente para dar manutenção e suporte às minhas presenças na Internet.

Agora, essa notícia de que a CodeGear, subsidiária da Borland para ferramentas de programação, anuncia que em março iniciará as vendas do programa Delphi for PHP, renovou minhas esperanças na raça humana!

Com vocês, um "shot" do Delphi for PHP:


Será que vou regredir à um "Code Monkey" novamente?

Um comentário:

Tiago Wippel disse...

ótimo, também sou fã do delphi e php...

será que demora muito para sair a versão trial para download e crack...

voltar para o topo