3 de junho de 2009

FreeNAS 0.70.4676

Todos nós temos inúmeros ficheiros espalhados pelos nossos ambientes de trabalho ou mesmo nos discos; se quisermos concentrar tudo isso num local, de modo a poder partilhar com outros utilizadores duma rede, temos que usar um disco externo ligado a um router de rede, ou então, partilhamos as nossas pastas através da rede. Ambas as soluções têm as suas desvantagens.

Se tiver um computador mais velhinho e já sem uso pode instalar nele o FreeNAS de modo a fazer o mesmo que um disco externo de rede mas com muitas mais funções. Na minha casa tenho um FreeNAS e dois computadores que partilham a mesma biblioteca de músicas, imagens, filmes e outros documentos e isso está tudo armazenado no FreeNAS (PIV c/3 discos c/320GB cada), biblioteca essa controlada pelo excelente J. River Media Center que é pago, ou poderá usar de forma gratuita o MediaPortal que também apresenta uma qualidade muito interessante.

De referir que o computador com o FreeNAS não necessita de teclado nem de monitor pois tudo é controlado remotamente via browser inclusivamente, aqui está uma breve explicação do FreeNAS:



O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD, e que suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: CIFS (samba), FTP, NFS, Rsync, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gestão via browser.

O sistema inteiro ocupa cerca de 60 MB e pode ser instalado numa PenDrive USB, Compact Flash ou ainda num disco rígido. O instalador pode ser recolhido no site do projecto www.freenas.org em formato ISO ou ainda em forma de máquina virtual pré-instalada VMWare, a última versão é a 0.69. Caso queira instalar o FreeNAS numa pendrive tenha a certeza de que ela está ligada ao computador antes de iniciar a instalação (nota: alguns computadores não são compatíveis com arranque de pendrive).


3 comentários:

Anônimo disse...

Quando tento instalar o freenas 0.7 dá este erro

Fatal trap 18: integer divide fault during inatllation

Unknown disse...

Olá João Roberto, tudo bem?
Primeiramene gostaria de te parabenizar por seu blog, assuntos interessantes e bem explicados fazem a sua diferença... Mas queria te fazer uma pergunta:
Existe a possibilidade de criarmos um servidor de arquivos com o freeNAS e tambem utilizar o WinSquid como servidor proxy na mesma maquina? São compativeis? O winSquid pode ser inserido no freeNAS?
PS: Continue mandando ver em seu Blog [:)]

Anônimo disse...

Uso o frenas com um raid0 fisico de 320GB, placas de rede PCI gigabit e cat 5e para trabalhar direto do servidor. Mas não consigo superar 35MB/s de leitura. Como posso melhorar o desempenho?

voltar para o topo