Você quer usar o Orkut, mas ele está bloqueado na rede? Quer ver seus scraps do laboratório da escola? Existe um navegador, chamado Torpark que permite a navegação anônima através de redes proxys automaticamente. Ele usa a rede Tor, mantida pela EFF (Electronic Frontier Fundation). Quando você executa o aplicativo, ele faz uma conexão criptografada com estes servidores. A vantagem é a proteção de sua privacidade, pois não deixa rastros (em geral). O software é pequeno, freeware, portátil (dispensa instalação), possui código aberto, é auto executável, e não tem taxas para usar a rede EFF, enfim, tudo que um usuário comum, com poucos conhecimentos de informática precisa para acessar sites bloqueados.
Você até poderia chamar ele de redirecionador para Orkut, e não apenas um atalho para o Orkut. O aplicativo é interessante, e parece se desviar eficientemente de diversos firewalls que estão bloqueando o acesso ao Orkut, e a outros sites restritos.
Mas, como tudo tem seu preço, á navegação será lenta, e em sites comuns (não bloqueados), pode ser melhor usar o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox, pois será muito mais rápido.
O bloqueio é parcial, pois a rede Tor troca de IP regularmente, e dificulta o bloqueio por número ou faixa de IP.
Porque eu citei o nome “pen drive” no título?
Porque esta é outra vantagem do programa. Como ele é pequeno, cerca de 9MB, você poderá colocar ele em um pen drive, conectar no computador que tem o acesso a internet limitado, e acessar os sites restritos ou sites bloqueados. Para os relatórios do pessoal da rede, o que aparece é uma série de conexões com os sites da EFF.
Gostou?
Para baixar, é só acessar downloads!
Nenhum comentário:
Postar um comentário