25 de janeiro de 2011

Como fazer Port Forwarding no Windows

Port Forwarding… o que é?

Explicando de forma muito simples pensem no seguinte, imaginem que na vossa máquina (ex. PC portátil) têm a correr um servidor Web (Apache, IIS, TomCat, etc) e pretendem que esse serviço esteja disponível a partir de qualquer lugar da Internet. Uma vez que associado ao nosso serviço MEO temos um um IP público disponível , então só temos que redireccionar todos os pedidos que chegam ao vosso router para a porta 80, para a vossa máquina local.

Numa rede local podemos colocar o mecanismo de port forwarding também em funcionamento, sem a necessidade de um router. Para esse efeito apresento-vos a aplicação “ Port Forwarding for Windows” que funciona na perfeição.

Quando uma ligação é recebida na máquina onde a aplicação está a correr na porta definida (campo Port), a aplicação tem a capacidade de reencaminhar esse pedido para um outro destino/porta (campo Destination). Esta aplicação permite redireccionar o tráfego de uma máquina para outra numa rede privada, ou até mesmo entre uma máquina de uma rede privada para uma rede publica.

Certamente que a esta altura, alguns de vós estarão a pensar que esta “pequena” aplicação seria a solução para um problema que têm tiveram no passado. Para os mais curiosos, o autor da ferramenta disponibiliza o código fonte aqui.

Nota: Para fazerem download da aplicação devem escolher o link disponibilizado em baixo. Uma vez que a aplicação vem com o nome portforward.ex_ devem mudar a extensão para (.exe), ficando portforward.exe.


Download: PortForward for Windows [44KB]

Um comentário:

Eduardo disse...

Caraaaaa!!!! Sensacional....

voltar para o topo