29 de novembro de 2009

Faça o seu Pendriver USB com o Windows 7, Windows Vista, Windows XP, Windows Server 2003, Windows Server 2008

Está cansado das mil e uma formas de colocar o seu Windows numa pen USB? Para cada versão do Windows, um guia diferente…

Hoje em dia com a vulgarização dos netbooks, que devido ao seu requisito de portabilidade deixaram a drive de CD/DVD para trás, torna-se urgente encontrar alternativas ao modo de instalação do sistema operativo. Para não falar da extrema rapidez de instalação por USB versus a partir de CD/DVD.

A aplicação de hoje, o WinToFlash, promete fazer o mesmo que o UNetBootin faz para Linux: tornar a sua pen USB num CD/DVD de instalação de qualquer versão do Windows, com apenas alguns cliques.



Bugs da aplicação

Ao testar esta aplicação, detectei-lhe 2 bugs, ambos para quem correr a aplicação a partir do Windows 7:

Terá de evitar a formatação automática da pen pelo programa, escolhendo não o modo Wizard, mas sim o modo Task, de forma a ser possível desactivar essa opção.

Para criar um Pendriver USB com o setup do Windows 7 a partir do Windows 7, além de escolher o modo manual, terá de escolher a opção Transfer WinPE Vista/2008/7 to flash, para que a pen seja bootável.

Experimentei correr o WinToFlash a partir do Windows XP e não se verificou qualquer problema na formatação e inclusão de ficheiros na pen. Se encontrarem mais bugs, peço que comuniquem nos comentários.

Início do guia

Encontro-me no Windows 7 e pretendo criar uma pen USB com Windows 7. Será este o nosso caso base, pois trata-se do caso mais propício a bugs. É claro que pode criar uma pen USB de qualquer, repito, qualquer versão do Windows. Vamos então ao trabalho.

Como existe o tal bug da formatação da pen em Windows 7, é importante que formate a sua pen no formato FAT32 utilizando a aplicação HP USB Disk Storage Format Tool, já aqui analisada no Peopleware.

Material necessário:

  1. Pen USB com capacidade adequada ao tamanho do CD/DVD original
  2. WinToFlash, que pode descarregar no fim deste artigo
  3. CD/DVD original inserido na drive de CD/DVD ou uma imagem ISO do mesmo

Caso possua apenas uma imagem ISO do Windows, deverá montá-la utilizando uma aplicação como o Virtual CloneDrive ou o Daemon Tools.

Abra o WinToFlash em modo de administrador. Seleccione o separador Task e de seguida a opção Transfer WinPE Vista/2008/7 to flash. Clique em Create.


Na próxima janela, no separador Basic parameters terá apenas de seleccionar a letra da drive onde se encontra a0 Pendriver USB e onde se encontra o CD/DVD do Windows. Certifique-se que tem tudo igual à imagem que se segue. Clique no separador Process steps.

Desactive apenas a opção Format drive e volte ao separador anterior. Clique novamente em Create e dará início à inclusão dos ficheiros de arranque no seu Pendriver USB.

O processo é mais ou menos demorado, dependendo das características da sua máquina e do tamanho do CD/DVD. Se notar uma paragem mais prolongada nalguma fase da transferência, não se preocupe.

Por fim, o processo concluir-se-á. Tem agora uma Pendriver USB pronto a arrancar. Nunca é demais relembrar que terá de configurar a sua BIOS para arrancar a partir da porta USB, normalmente a opção Removable Device no menu Boot Device Priority. Pode ainda premir a tecla específica da sua BIOS que dá acesso ao Boot Menu e que lhe permite escolher o dispositivo a partir do qual deverá ser carregado o sistema operativo.

Para mais ajuda, não deixe de publicar a sua dúvida nos comentários deste artigo. Boas formatações!

Download: WinToFlash 0.5.00012 Beta [5.80MB]


5 comentários:

Unknown disse...

Good job, man. Congratulations.

Anônimo disse...

Tentei baixar o WintoFlash, do link que vc colocou, e pediu usuario e senha.
Ass: jair Chuquel - RS

Anônimo disse...

joao me aduje tenho acer aspire4736z e não consigo istalar uma impressora hp3550, ha veio com windos vista tem algum problema.

drika disse...

joao tenho um not book q veio com windos vista nao consigo instalar uma imperssora hp 3550 o q pode ter acontecido o progama interfe em algo.

Unknown disse...

Olá Joao..estou em panico por aqui..

Tenho um netbook..nao tenho cd e nem DVD e está aparecendo a mensagem do BOOTMGR....pOR FAVOR ME AJUDE..TENHO MUITA COISA EM MEU COMPUADOR E NAO POSSO PERDER...
]
Pedi autorização em seu msn para verificar se pode me ajudar

Por favor..qualqwuer coisa segue meu e-mail dbmalheiros@uol.com.br

voltar para o topo